Carregando...

O PROJETO

Desde março de 2013, o Projeto Escola Animada busca oferecer aos professores de escolas públicas e privadas de dez cidades da Zona da Mata, ferramentas e conteúdos para introdução de novas práticas educativas em sala de aula.

Nossa proposta é apoiar, ampliar e aprofundar as experiências inovadoras que já acontecem no dia a dia de muitos professores, formando uma ampla rede de colaboração que caminha rumo a uma escola mais criativa e conectada ao mundo contemporâneo.

Em 2014, tendo o audiovisual e as tecnologias como instrumentos, o Projeto amplia sua atuação na formação conjunta de professores e alunos, no campo das mídias digitais, desenvolvendo habilidades no uso de aplicativos que permitem produção e divulgação de conteúdos em páginas da web, como blogs e redes sociais.

Uma iniciativa pedagógica construída - para e com - o professor, a partir de metodologias e dinâmicas participativas, com ações de formação presenciais e virtuais, e a tutoria de profissionais de diversas áreas.

O Projeto Escola Animada é uma realização do Instituto Fábrica do Futuro e o Instituto Votorantim, e está integrado às ações estratégicas de consolidação do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais.

 

QUEM FAZ

Equipe Projeto Escola Animada:


Gestão Cultural:

Cesar Piva

Grupo de Trabalho e Mediadores Locais:

Claudia Ferraz, Liliane de Paula Mendonça, Luiz Leitão, Maria Rita Alves, Otávia

Vieira Lima, Renatta Barbosa e Valéria Aparecida Dias.

Consultoria Pedagógica:

Mirian Rolin e Tela Fonseca

Design e Tecnologia da Informação:

David Azevedo - Fábrica do Futuro

Cláudio Santos e Luiz Matuto - Voltz Design

Comunicação:

Beth Sanna - Agência 21

Assessorias especiais:

Daniel Bitencourt, Juliana Leonel, Marcos Pimentel e Paulo Henrique Alonso

Grupo de apoio:

Américo Sobrinho, Babi Piva, Djalma Dutra, Geisa Marinho e Juliano Braz - Fábrica do Futuro.

 

Uma ação de educação,
cultura e inovação social

O QUE FAZEMOS

Arenas de debate e fóruns, laboratórios, oficinas, workshops e percursos formativos, com atividades presenciais e virtuais, planejadas a partir de uma metodologia participativa, apoiada em eixos conceituais.

Em 2013, o ponto de partida do Escola Animada foi inspiracional, com apresentação de conteúdos em diversas mídias a fim de estimular a reflexão sobre novas práticas educativas.

Em 2014, o eixo das ações se volta para as ferramentas, com o desenvolvimento de blogs, ambientes de aprendizagem para professores e alunos. Em 2015, momento de ampliar ainda mais os horizontes, tendo o protagonismo como norteador das ações, comprometidas com a transformação social e o desenvolvimento regional.

Todas as atividades contam com o acompanhamento de uma equipe de tutores e de profissionais de diversas áreas: pedagogia, design, artes visuais, comunicação, arquitetura, gestão cultural e educacional. Para os percursos virtuais de formação, o Projeto conta com o PROAR – Programa de Criação e Produção Audiovisual em Rede, uma plataforma criada pela Fábrica do Futuro e hospedada na Internet.

 

Inspirações, ferramentas digitais
e protagonismo.

HISTÓRICO

Por meio de textos, vídeos e fotos, você poderá conhecer a trajetória do Projeto desde março de 2013, quando o Escola Animada teve seu início. Já foram realizados, workshops de planejamento, de sistematização e avaliação, percurso formativo virtual, Fóruns de debate com convidados especiais, tutorias presenciais e on line para elaboração de projetos educativos, e muito mais.

 

Construção de uma nova escola, mais
criativa, mais alegre, conectada com
o mundo contemporâneo.

BLOG EDUCA

Este é um dos nossos principais territórios de aprendizagem, ambiente de compartilhamento, registro e divulgação de projetos educativos, experiências e atividades realizadas em sala de aula. A partir de novembro, você poderá acessar o blog de cada professor participante.

 

Comunidade escolar conectada

UMA REDE DE COLABORAÇÃO

Somos uma rede que envolve professores, alunos, gestores, artistas e produtores de dez cidades da Zona da Mata - Cataguases, Descoberto, Itamarati de Minas, Fervedouro, Leopoldina, Miraí, Miradouro, Muriaé, São Sebastião da Vargem e Rosário da Limeira.

Abaixo são exibidos 32 usuários aleatórios entre os usuários ativos na rede no momento

Clique aqui para conhecer toda a comunidade.

 

Território educativo
e criativo para o
desenvolvimento local

TERRITÓRIO

 

ESCOLA ANIMADA EM AÇÃO

NOTÍCIAS

Acompanhe aqui as últimas novidades do Projeto Escola Animada. Siga também nossa página no Facebook.

EA - PF Providência 1 View Detail

Percurso Formativo encerra com Arena em Cataguases

No dia 30 de outubro, o Colégio Cataguases irá abrigar o encontro entre mais de 300 professores e estudantes de quatro cidades da Região que participaram do Percurso de Formação do Projeto Escola Animada.  De setembro a outubro, eles participaram …

View Detail

Arena Escola Animada celebra sucesso do Percurso Formativo

View Detail

Tutorias começam dia 22 de outubro. Tire suas dúvidas!

PARA ACESSAR O FÓRUM DE TUTORIAS CLIQUE NO LINK:  https://docs.google.com/a/fabricadofuturo.org.br/file/d/0B1pvpIagUaUMSXctWlRfVjR2LVU/edit

EA - PF final 1 View Detail

Nossa homenagem aos professores participantes do Escola Animada

O Projeto Escola Animada foi feito para apoiar e ampliar as iniciativas de professores que, como você, têm sede de ensinar e de aprender . Ao completar o Percurso Formativo 2014, professores e alunos estarão ainda mais integrados, caminhando juntos …

EA - Cataguases - Turma A - 1 View Detail

Nos laboratórios, aulas continuam a todo vapor!

Aprender a  utilizar as diversas ferramentas digitais,  explorar  os novos recursos e possibilidades do audiovisual e das tecnologias como instrumentos facilitadores da aprendizagem: essa é a missão de professores e estudantes que participam do Percurso Formativo do Escola Animada 2014. …

EA - Lab Itamarati 5. Turma E jpg View Detail

Animação, descontração e aprendizagem nos Laboratórios EA

Professores e alunos que  participam do Percurso Formativo Escola Animada 2014 estão  mostrando que animação e descontração  podem sim caminhar juntos com a aprendizagem. E mais:  que o audiovisual e as tecnologias digitais podem ser  usados como aliados em sala …

CONTATO