Carregando...

O PROJETO

Desde março de 2013, o Projeto Escola Animada busca oferecer aos professores de escolas públicas e privadas de dez cidades da Zona da Mata, ferramentas e conteúdos para introdução de novas práticas educativas em sala de aula.

Nossa proposta é apoiar, ampliar e aprofundar as experiências inovadoras que já acontecem no dia a dia de muitos professores, formando uma ampla rede de colaboração que caminha rumo a uma escola mais criativa e conectada ao mundo contemporâneo.

Em 2014, tendo o audiovisual e as tecnologias como instrumentos, o Projeto amplia sua atuação na formação conjunta de professores e alunos, no campo das mídias digitais, desenvolvendo habilidades no uso de aplicativos que permitem produção e divulgação de conteúdos em páginas da web, como blogs e redes sociais.

Uma iniciativa pedagógica construída - para e com - o professor, a partir de metodologias e dinâmicas participativas, com ações de formação presenciais e virtuais, e a tutoria de profissionais de diversas áreas.

O Projeto Escola Animada é uma realização do Instituto Fábrica do Futuro e o Instituto Votorantim, e está integrado às ações estratégicas de consolidação do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais.

 

QUEM FAZ

Equipe Projeto Escola Animada:


Gestão Cultural:

Cesar Piva

Grupo de Trabalho e Mediadores Locais:

Claudia Ferraz, Liliane de Paula Mendonça, Luiz Leitão, Maria Rita Alves, Otávia

Vieira Lima, Renatta Barbosa e Valéria Aparecida Dias.

Consultoria Pedagógica:

Mirian Rolin e Tela Fonseca

Design e Tecnologia da Informação:

David Azevedo - Fábrica do Futuro

Cláudio Santos e Luiz Matuto - Voltz Design

Comunicação:

Beth Sanna - Agência 21

Assessorias especiais:

Daniel Bitencourt, Juliana Leonel, Marcos Pimentel e Paulo Henrique Alonso

Grupo de apoio:

Américo Sobrinho, Babi Piva, Djalma Dutra, Geisa Marinho e Juliano Braz - Fábrica do Futuro.

 

Uma ação de educação,
cultura e inovação social

O QUE FAZEMOS

Arenas de debate e fóruns, laboratórios, oficinas, workshops e percursos formativos, com atividades presenciais e virtuais, planejadas a partir de uma metodologia participativa, apoiada em eixos conceituais.

Em 2013, o ponto de partida do Escola Animada foi inspiracional, com apresentação de conteúdos em diversas mídias a fim de estimular a reflexão sobre novas práticas educativas.

Em 2014, o eixo das ações se volta para as ferramentas, com o desenvolvimento de blogs, ambientes de aprendizagem para professores e alunos. Em 2015, momento de ampliar ainda mais os horizontes, tendo o protagonismo como norteador das ações, comprometidas com a transformação social e o desenvolvimento regional.

Todas as atividades contam com o acompanhamento de uma equipe de tutores e de profissionais de diversas áreas: pedagogia, design, artes visuais, comunicação, arquitetura, gestão cultural e educacional. Para os percursos virtuais de formação, o Projeto conta com o PROAR – Programa de Criação e Produção Audiovisual em Rede, uma plataforma criada pela Fábrica do Futuro e hospedada na Internet.

 

Inspirações, ferramentas digitais
e protagonismo.

HISTÓRICO

Por meio de textos, vídeos e fotos, você poderá conhecer a trajetória do Projeto desde março de 2013, quando o Escola Animada teve seu início. Já foram realizados, workshops de planejamento, de sistematização e avaliação, percurso formativo virtual, Fóruns de debate com convidados especiais, tutorias presenciais e on line para elaboração de projetos educativos, e muito mais.

 

Construção de uma nova escola, mais
criativa, mais alegre, conectada com
o mundo contemporâneo.

BLOG EDUCA

Este é um dos nossos principais territórios de aprendizagem, ambiente de compartilhamento, registro e divulgação de projetos educativos, experiências e atividades realizadas em sala de aula. A partir de novembro, você poderá acessar o blog de cada professor participante.

 

Comunidade escolar conectada

UMA REDE DE COLABORAÇÃO

Somos uma rede que envolve professores, alunos, gestores, artistas e produtores de dez cidades da Zona da Mata - Cataguases, Descoberto, Itamarati de Minas, Fervedouro, Leopoldina, Miraí, Miradouro, Muriaé, São Sebastião da Vargem e Rosário da Limeira.

Abaixo são exibidos 32 usuários aleatórios entre os usuários ativos na rede no momento

Clique aqui para conhecer toda a comunidade.

 

Território educativo
e criativo para o
desenvolvimento local

TERRITÓRIO

 

ESCOLA ANIMADA EM AÇÃO

NOTÍCIAS

Acompanhe aqui as últimas novidades do Projeto Escola Animada. Siga também nossa página no Facebook.

View Detail

Tutorias começam dia 22 de outubro. Tire suas dúvidas!

PARA ACESSAR O FÓRUM DE TUTORIAS CLIQUE NO LINK:  https://docs.google.com/a/fabricadofuturo.org.br/file/d/0B1pvpIagUaUMSXctWlRfVjR2LVU/edit

EA - PF final 1 View Detail

Nossa homenagem aos professores participantes do Escola Animada

O Projeto Escola Animada foi feito para apoiar e ampliar as iniciativas de professores que, como você, têm sede de ensinar e de aprender . Ao completar o Percurso Formativo 2014, professores e alunos estarão ainda mais integrados, caminhando juntos …

EA - Cataguases - Turma A - 1 View Detail

Nos laboratórios, aulas continuam a todo vapor!

Aprender a  utilizar as diversas ferramentas digitais,  explorar  os novos recursos e possibilidades do audiovisual e das tecnologias como instrumentos facilitadores da aprendizagem: essa é a missão de professores e estudantes que participam do Percurso Formativo do Escola Animada 2014. …

EA - Lab Itamarati 5. Turma E jpg View Detail

Animação, descontração e aprendizagem nos Laboratórios EA

Professores e alunos que  participam do Percurso Formativo Escola Animada 2014 estão  mostrando que animação e descontração  podem sim caminhar juntos com a aprendizagem. E mais:  que o audiovisual e as tecnologias digitais podem ser  usados como aliados em sala …

View Detail

Veja aqui cronograma atualizado dos Laboratórios

EA - Arena Ago 014 (1) View Detail

Arena Animada é um sucesso!

Realizada em Itamarati de Minas no dia 28 de agosto, a Arena de abertura do Projeto Escola Animada  contou com a presença de mais de 150 pessoas, entre professores e alunos do Ensino Médio de várias  escolas da Região, gestores …

CONTATO